1ª Reunião Presencial da Comunidade NetPonto em Leiria

No dia 2017/10/21 será realizada a 1ª Reunião Presencial da Comunidade NetPonto em Leiria. Para participar, efectue o registo de acordo com as instruções abaixo.

Agenda

09:45  -  Recepção dos participantes
10:00  -  Xunit and the temple of QA - Bruno Lopes
   

Porque é que testamos o nosso software? Se eu quiser que o código que faço não quebra código antigo, preciso de testar o meu software todo quando faço uma alteração. Mas isso seria de doidos, não seria? Se calhar, se houver umas coisas que são capazes de testar e re-testar o meu software, eu podia ensinar-las a testar, enquanto vou escrevendo mais código, mais funcionalidades e melhorar o que já tenho!

Nesta sessão vamos olhar para a pirâmide de testes, cortar-lhe o topo de UI, ver como é que podemos usar Xunit para implementar os nossos testes automáticos e como é que conseguimos correr estes testes. Uma breve introdução sobre testes automáticos e, de seguida, demos demos demos, da utilização de Xunit 2.2.0, com contextos, factos, teorias, coleções, dados, disposables e excel. Sim, Excel. 

Vamos também ver de relance algumas ferramentas auxiliares como Moq e Shoudly para ajudar na construção dos nossos testes.

11:00  -  Intervalo
11:30  -  Dev/Test: Docker to the rescue! - Virgílio Esteves [MVP]
   

Sendo cada vez mais premente e óbvia a necessidade de ambientes de Dev/Test que sejam consistentes e fácil/rapidamente replicáveis, é imperativo deixarmos de ter mil e quinhentas versões de um dado motor de dados ou de um dado sistema de eventos instalados em cada máquina.

Máquinas virtuais para cada motor?!? Máquinas virtuais para cada combinação de configurações?!? Os recursos das máquinas de desenvolvimento e testes devem ser infindáveis…

Mandem entrar o DOCKER!!! LONG LIVE THE WHALE!!!

Nesta sessão vamos ver o que são imagens e containers, como criar cada um deles e como correr as nossas aplicações/motores de uma forma eficaz, replicável e consistente.

12:30  -  Painel de Discussão e Sorteio de Prémios
Nota: Ao final da reunião, escolhemos um restaurante próximo e fazemos um almoço em grupo para continuar o convívio e aproximar as pessoas. A participação é opcional.

Local

Nerlei - Associação Empresarial Da Região De Leiria
Av. Bernardo Pimenta Ed. Nerlei
2440-010 Leiria
Portugal

Coordenadas GPS: 39.750293, -8.812275
Clique para ampliar o mapa.

Patrocinadores "Gold"


Patrocinadores "Silver"


Patrocinador "Bronze"


Mais Comunidade NetPonto:

;