Apresentação realizada em 21-03-2015 na 52ª Reunião Presencial da Comunidade NetPonto em Lisboa.

Dynamic Compilation in Your Everyday Code with ShapeFX. What is it and why should you care.

Por Ricardo Barbosa e Dumitru Chirutac

A compilação dinamica de código na .NET Framework é algo que está disponivel desde as suas primeiras versões mas nem todos os developers tem uma noção clara do que significa ou de qual a sua utilidade. As razões para esse facto prendem-se a com uma API nem sempre facil de utilizar, à escassez de informação sobre a mesma e a bastante desconhecimento quanto às alternativas existentes na comunidade, como é o caso do projecto "Mono". 

Com a recente aposta no conceito de "compiler-as-a-service" pela Microsoft, materializado no projecto "Roslyn", este é um assunto que volta estar na ordem do dia e que abre oportunidades à criação de toda uma nova geração de aplicações e a maneiras de codificar que podem em muito acelerar a nossa produtividade, reduzindo tempo e custos no desenvolvimento / manutenção de software. 

Para facilitar o uso, integração e o subsequente "ramp-up" destas tecnologias, foi criada a ShapeFX. Esta apresentação pretende mostrar o funcionamento desta framework e como através da qual se pode começar a tirar partido dos benefícios da compilação dinâmica de uma forma livre, simples e imediata no código que desenvolvemos diáriamente.


Mais Comunidade NetPonto:

;