Apresentação realizada em 24-10-2015 na 57ª Reunião Presencial da Comunidade NetPonto em Lisboa.

Simulação e modelação: ordo ad chaos

Por Paulo Vieira

A mudança está sempre presente no mundo em que vivemos. Estamos sistematicamente a assistir a transformações radicais no mundo, não só a nível tecnológico, mas também social e ambiental, que surgem com um ritmo cada vez mais acelerado.

Se algumas destas mudanças são conquistas maravilhosas da humanidade (comunicação, saúde, transportes), outras empobrecem a civilização (desemprego, criminalidade) e chegam a constituir uma ameaça séria à nossa sobrevivência (aquecimento global).

Para ultrapassar os desafios que nos são colocados pelos novos problemas é necessário adotar novas abordagens e ferramentas que induzam novas formas de pensar quando a experimentação direta não é solução, por exemplo: Qual é o impacto do aumento de CO2 na atmosfera? Como treinar pilotos de aviação? Como treinar operadores de centrais nucleares? Como testar o impacto da colocação de semáforos no fluxo de tráfego?

Nesta sessão será apresentada uma abordagem holística de modelação de sistemas complexos (suportada na teoria geral de sistemas) e serão exemplificados paradigmas de modelação e simulação com o objetivo de responder a questões praticamente impossíveis de responder através de experimentação direta.

Esta apresentação pretende lançar o desafio de pensar de uma forma diferente sobre os problemas do dia-a-dia e alargar os horizontes para abordagens que, não sendo convencionais, nos permitem utilizar as competências de programação para aumentar a capacidade de raciocínio e lidar de maneira diferente com a complexidade dos sistemas que desenvolvemos.


Mais Comunidade NetPonto:

;