Apresentação realizada em 26/09/2015 na 7ª Reunião Presencial da Comunidade NetPonto no Porto.

Aplicações Web do Futuro - ECMAScript vNext e outros

Por Ricardo Brandão

Tens acompanhado as últimas novidades no desenvolvimento de aplicações web? Sabes o que te espera num futuro próximo? Adianta-te e começa já hoje a criar aplicações web, prontas para produção, usufruindo de todas as potencialidades da nova especificação ECMAScript!

Nos últimos anos tem-se assistido a uma evolução ímpar das aplicações web. Essa evolução deve-se, em parte, à evangelização do Javascript na comunidade de programadores web. Por um lado, surgem diariamente ferramentas que ajudam e promovem o desenvolvimento de aplicações web. Por outro lado, estamos a assistir ao maior avanço na especificação ECMAScript desde a sua conceção, que se traduz numa modernização da linguagem Javascript.

Estes fatores (entre outros) têm potenciado a adoção do Javascript nas aplicações web modernas, dando uma maior ênfase ao lado cliente no modelo cliente-servidor. Em última análise, esta evolução acentua a necessidade de adaptar os processos no desenvolvimento web a este novo mundo.

Nesta sessão vamos olhar para algumas das novas funcionalidades da especificação ECMAScript 2015 e ver como é possível começar a desenvolver aplicações Javascript vNext a partir de hoje. Além disso, vamos abordar algumas tecnologias úteis no desenvolvimento de aplicações web.

UPDATE: A sessão de "Adicionando capacidades de pesquisa às aplicações com Azure Search" com o Luís Calado não poderá ser realizada neste dia. As melhoras Luís!


Mais Comunidade NetPonto:

;